Alice de Maria Pereira das Neves Vieira

ENTREVISTA COM ALICE DE MARIA PEREIRA DAS NEVES VIEIRA

 

EX-ALUNA, AVÓ E BISAVÓ DE ALUNOS 

 

Trajetória no Andrews

Fiz o 1º ano primário em um colégio na rua Martins Ferreira e estudei no Andrews do 2º ao 5º ano. Antigamente eram cinco anos de primário e outros cinco de ginasial, pois havia o admissão, mas eu e minha prima já tínhamos idade e entramos direto no ginásio. Formei-me em 1939.

O professor Carlos Flexa começou a nos dar aula quando começamos o ginásio, ele estava recém-formado.  Acho que fui da primeira turma que ele foi paraninfo. 

Não fiz o clássico porque saí do colégio. Eu e uma amiga recebemos uma proposta para sermos professoras primárias registrando o diploma de ginásio, em um colégio na Praça General Osório. 

 

Contato com ex-colegas

Meus amigos da época eram Darliz Bernack ,Beatriz Sodré, Cecília Bulhões, Alexandre Barbosa Lima, Flávio e Dulce Paixão. Algumas continuaram sendo minhas amigas a vida toda.  Há pouco tempo encontrei a Regina Miranda Jordão na igreja.

Quando nós fizemos 60 anos de formados, fiz um almoço aqui em casa. Éramos uma turma muito unida.

 

Por que os netos e bisnetos foram matriculados no Andrews

Seis netos meus estudaram no Andrews e, agora, dois bisnetos. 

Eu sempre fiz muita propaganda do colégio. Só não matriculei minhas filhas porque escolhemos colégios perto de nossa casa.

 

Importância do Andrews na sua formação

Tenho uma grande dívida com o Andrews, porque quando eu passei para o 3º ano, e minha irmã estava se formando, o Getúlio Vargas decretou o fim de todas as casas bancárias, hoje chamadas cadernetas de poupança. Meu pai, que era oficial de marinha reformado, pagava nosso colégio com o que recebeu de herança da mãe, que estava depositado na Associação Militar do Brasil, uma casa bancária. O soldo dele era muito pequeno, era com aquela renda que ele pagava o colégio. O Andrews era dos colégios mais caros na época, lá estudavam filhos de ministros. Meu pai achou que não ia poder continuar pagando, e teve uma entrevista com Dona Alice e Mrs. Andrews. Dona Alice falou para ele: “de maneira nenhuma Alice de Maria vão sair daqui, o senhor pode ficar sossegado”. Estudei três anos de graça, só pagando a taxa do Ministério da Educação.

 

Andrews pensa diferente

Mesmo não sendo um colégio religioso, havia aula de catecismo para quem quisesse. Era um colégio aberto, completamente liberal. 

Na mesma época que eu entrei no Andrews, a Bibi Ferreira quis entrar em um colégio religioso e foi barrada porque os pais eram separados. Muita gente falou que o Andrews deveria oferecer para ela estudar lá, porque seu pai era um artista de nome. Ela acabou indo para outro colégio.

 

Lembranças da Praia de Botafogo

O tempo todo que estive lá o porteiro era o mesmo, Sebastião.

Jogava muito voleibol.  Eu e outra colega, Solange, que era de uma turma abaixo, disputamos corrida e empatamos.

O professor Severo, de Ciências Naturais, era um doce, eu o adorava.

 

O que fez o Andrews chegar aos 100 anos

Acho que o colégio tem uma base sólida. Quando Mrs. Andrews se aposentou, e quando o Carlos Flexa assumiu, o Andrews continuou com a mesma base.

Até hoje eu sonho que estou no colégio.

 

Lembranças e fatos marcantes

Minha amiga Heloísa só me chamava de “Faraó”, porque em uma prova oral ganhei 10 na lição sobre o Egito. Certa vez a encontrei na rua e ela me chamou: “Ô, Faraó”!  Meu marido, que estava comigo, estranhou. Essa moça te chama de Faraó?  Eu o apresentei e ela disse: “você é o marido da Faraó?”

Quando minha colega Clarice, que veio a ser esposa do arquiteto Sergio Bernardes, saiu do colégio, imediatamente o Flávio Paixão disse: “Clarice não vai voltar, quem vai sentar com a Alice sou eu!” No dia em que comemoramos 60 anos de formados, ele veio com a mulher.

A última vez que estive com o professor Carlos Flexa foi em Caxambu. De longe ele me viu, deu adeus, e eu fui falar com ele e sua senhora.

 


« voltar

COLÉGIO ANDREWS

(21) 2266-8010

Endereço:
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá CEP 22271-043
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Andrews
Todos os Direitos Reservados
@ 2017