Novo projeto do Andrews oferece diversidade curricular no Ensino Médio
A sociedade está passando por transformações cada vez mais intensas e aceleradas. Por isso, ao viver em um ambiente tão cheio de possibilidades, saber eleger prioridades e preferências torna-se uma competência a ser desenvolvida. O Colégio Andrews acredita que o melhor lugar e ocasião para se iniciar esse aprendizado é ainda na Educação Básica.
Ao se aproximarem do Ensino Médio, os alunos vão, aos poucos, começando a colocar em pauta os primeiros esboços de futuras trajetórias profissionais. Nessa faixa etária é importante que os jovens encontrem nas escolas oportunidades para experimentarem as suas primeiras escolhas, que constituirão um exercício de algo maior a ser desenvolvido: a autonomia.
Sobre o Projeto
O Projeto COLMEIA oferece um portfólio de disciplinas eletivas com o objetivo de desenvolver competências e amadurecimento para o Mundo Acadêmico, o Mundo do Trabalho e para uma compreensão mais aprofundada da Condição Humana. Dentre outros objetivos, esse projeto foi concebido para enriquecer o repertório de temas e de perspectivas que normalmente integram o currículo convencional do Ensino Médio. O Projeto Colmeia contará com professores do Andrews e de instituições parceiras.
Em um universo de três eixos temáticos (Mundo Acadêmico, Mundo do Trabalho e Condição Humana), com o total de treze disciplinas (favos), o aluno deverá escolher, a cada trimestre, uma disciplina eletiva com a qual mais se identifica. Na 1ª série, Projetos de Vida, um primeiro patamar do PPU (Projeto Profissional e Universitário), será o único componente obrigatório da COLMEIA. Ao final de dois anos, cada aluno terá realizado 6 cursos e descartado os demais.
As disciplinas são:
Mundo Acadêmico: Pensamento Complexo | Argumentação e Oralidade | Arte e Ciência
Mundo do Trabalho: Educação Financeira | Gestão de Conflitos | Big Data | Textos Criativos | Astronomia | Ciência Forense
Condição Humana: Empreendedorismo e Responsabilidade Social | Direito e Cidadania | Consciência Corpórea | Projetos de Vida
Projeto Profissional e Universitário
O esboço de “Projetos pessoais de Vida” é uma antiga intencionalidade do Projeto Educativo do Andrews; nesse sentido foi elaborado um sistema de estratégias desenvolvidas pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional), O PPU (Projeto Profissional e Universitário). O Projeto consiste em um conjunto de estratégias de Orientação Profissional, interpostas e de ação contínua, que se propõe a auxiliar o jovem na construção de sua Identidade Profissional. Nele está previsto que o processo, em sua grande maioria, se dará em grupo e será percorrido por etapas planejadas e avaliadas pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional).
Toda atividade pedagógica parte de uma intencionalidade; é reveladora do Ser Humano, de suas capacidades, talentos, valores, autoria e descobertas. O PPU pensa e propõe uma mudança de mentalidade do que seja um processo de construção de modalidades de escolha e tomada de decisões que é muito mais amplo, flexível e contínuo, não necessariamente se encerrando numa primeira escolha profissional e/ou graduação universitária. Ele chama a atenção para uma definição que se dá, não obrigatoriamente pela faixa etária, mas pela maturidade da capacidade de tomar decisão, de planejar a própria vida e pela possibilidade de poder escolher e seguir o que decide nesse processo. Seu compromisso maior é com o sujeito que seleciona, escolhe e decide.