NOSSOS BONECOS E JOGOS DA COPA

 

 

Tudo deu certo.  O processo de germinação ocorreu.  Uns mais rápidos outros mais lentos.  Uns com mais “cabelos”, outros com menos.

            Agora, em tempo de Copa do Mundo, todos os olhos estão voltados para a África do Sul e com o 3o ano não poderia ser diferente.

            Nas aulas, quando se tem oportunidade, lá está o futebol como assunto.  São conversas sobre as regras desse jogo, os países envolvidos e suas diferentes culturas, as bandeiras e, acima de qualquer coisa, a confraternização e o respeito que esse tipo de evento oportuniza.

            Nas aulas de Educação Física, a Copa das Brincadeiras anima e promove a interação entre as disciplinas.  Da sala de aula para o pátio do Colégio, a Matemática se faz presente nos jogos e atividades.

            Com muito prazer e diversão, os alunos resolvem problemas do campo multiplicativo.  Os desafios em grupos permitem pensar e socializar os procedimentos adotados por cada um.

            No jogo dos uniformes, por exemplo, os alunos, a partir do número de camisas e shorts, calcularam o total de combinações entre os diferentes elementos que cada grupo tinha e assim chegaram à resolução dos problemas.  Montando e combinando as roupas, formaram um quadro com todas as possibilidades de se obter uniformes diferentes.

Brincando, trabalharam análise combinatória e deram um importante passo para a descoberta da multiplicação.

            Atualmente, nosso time organizado torce pela multiplicação dos gols do Brasil nesse campeonato.

Professoras Ana Maria e Idalma