
1º ao 5º ano
O Andrews acredita que o conhecimento é produzido na interação com o mundo. É importante que haja uma conexão entre os conceitos e questões propostas pela escola e a experiência individual articulada às experiências coletivas: isso torna possível uma aprendizagem efetivamente contextualizada e significativa para o aluno.
O Ensino Fundamental I tem como objetivo favorecer a construção de habilidades, conhecimentos e o aprender a pensar que, através de atividades significativas e desafiadoras, viabilizem a inserção do aluno como sujeito social. Aprender a ler, escrever, resolver problemas, buscar informações, produzir respostas, deduzir, inferir, entre outras, são habilidades que favorecem o aprender a pensar.
Nesse percurso, diferentes linguagens – oral, escrita, musical, matemática, gráfica, plástica, corporal – são utilizadas, visando à formação de um ser humano expressivo, criativo, competente, crítico e transformador.
Pretende-se também que o aluno perceba-se individualmente atuando dentro de uma coletividade, aprendendo sobre suas possibilidades e limites, trabalhe cooperativamente e discuta suas ideias, sobretudo, aprendendo a ouvir, respeitar e refletir sobre a sua forma de pensar e a do outro.