Há exatos 80 anos, em 18 de junho de 1945, o educador Anísio Teixeira escrevia uma carta à também educadora Alice Flexa Ribeiro, uma das fundadoras do Colégio Andrews, que desempenhou um importante papel na história da Associação Brasileira de Educação (ABE).

Na correspondência, Anísio lamenta não poder comparecer ao Congresso de Educação Democrática promovido pela associação e organizado por Alice, mas faz questão de exaltar a importância da iniciativa. “Educação democrática é quase pleonasmo. Democracia é educação e educação é democracia”, escreveu.
O texto é marcado por admiração e respeito. Anísio assina a carta como “muito devotado amigo e admirador constante” de Alice Flexa.
A ABE é uma das mais antigas instituições voltadas para a educação em atividade no Brasil. Fundada em 1924, no Rio de Janeiro, tornou-se um espaço para intelectuais comprometidos com o nosso ensino público, como Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e até mesmo a escritora Cecília Meireles, além de Anísio e Alice. Entre suas contribuições mais significativas está o apoio ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, documento que defendia uma escola democrática, universal e orientada pelos ideais da ciência e da cidadania.

