Pedro Flexa Ribeiro, diretor do Colégio Andrews, recebe a Medalha do Educador da ABE
Na última quarta-feira (6), o diretor do Colégio Andrews, Pedro Flexa Ribeiro, foi homenageado com a Medalha do Educador, concedida pela Associação Brasileira de Educação (ABE). A cerimônia aconteceu na Fundação Cesgranrio, no Rio Comprido.

A Medalha do Educador da ABE é uma das mais tradicionais honrarias do setor educacional e destaca personalidades que se dedicam à formação de gerações com compromisso ético, pensamento crítico e sensibilidade humana. A escolha de Pedro como homenageado reafirma seu papel no cenário educacional e o legado que constrói diariamente no Andrews.
“Receber essa medalha é uma honra, mas também uma responsabilidade. Ela reforça nosso compromisso com uma educação transformadora, que forme cidadãos conscientes, éticos e preparados para o mundo”, afirmou Pedro durante a cerimônia.
Compromisso com a educação crítica e humanizada
A gestão de Pedro Flexa Ribeiro é marcada por uma visão contemporânea de ensino, pela valorização do pensamento pedagógico brasileiro e pela presença ativa em entidades educacionais, como o Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e associações nacionais do setor.
Sob sua gestão, o Colégio Andrews tem fortalecido seu papel como referência em educação humanista no Rio de Janeiro, com propostas inovadoras como o programa socioemocional autoral (Conviver), o PPU (Projeto Profissional e Universitário), o novo programa bilíngue, entre outras ações que priorizam o acolhimento, o pensamento crítico e o desenvolvimento integral dos alunos.
Colégio Andrews: tradição e inovação caminhando juntas
A conquista da Medalha do Educador também é um reconhecimento ao trabalho coletivo realizado no Colégio Andrews, que há mais de 100 anos se dedica a formar alunos preparados para a vida, com base em valores sólidos e práticas pedagógicas atualizadas.
Essa trajetória, agora também simbolizada por essa importante honraria, reforça o propósito da escola: ser um espaço de construção de conhecimento, afeto, diálogo e transformação social.