Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Acontece no Andrews >

Diretor do Andrews participa de painel no Rio Innovation Week sobre uso consciente do celular nas escolas

Pedro Flexa Ribeiro, diretor do Andrews, participa de painel no Rio Innovation Week sobre uso consciente do celular nas escolas

No dia 14 de agosto, quinta-feira, o diretor do Colégio Andrews, Pedro Flexa Ribeiro, participou do Rio Innovation Week, integrando um painel ao lado da terapeuta, Joana Figueira, do gerente pedagógico do Instituto Apontar, Rômulo Braga e do secretário de educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, para discutir o uso do celular em ambiente escolar.

O encontro reuniu os especialistas e gestores para refletir sobre o impacto da tecnologia na infância e adolescência, destacando a importância de preservar o direito ao desenvolvimento integral das crianças.

Pedro Flexa Ribeiro (à esquerda), Joana Figueira, Renan Ferreirinha (secretário de educação do Rio) e Adriana Rodrigues (diretora pedagógica do Colégio Andrews, à direita)

Aprender a conviver

Para Pedro Flexa Ribeiro, a escola é, antes de tudo, um espaço de convivência e de construção de relações.

“O maior desafio das escolas hoje é relacional e emocional. Precisamos ensinar as crianças a se relacionarem e a conviver. Esse resgate do relacionamento na escola é fundamental”, destacou o diretor.

Ele citou ainda iniciativas como o Projeto Conviver, que promove momentos de diálogo sobre temas relevantes para os alunos, incluindo assuntos que muitas vezes nem pais nem professores percebem, e o Projeto Recreio, que estimula brincadeiras, interação e diversidade de atividades espontâneas que fortalecem vínculos e promovem saúde.

Tecnologia com responsabilidade

O painel também ressaltou que a tecnologia é uma aliada quando usada de forma consciente e responsável.
Rômulo Braga falou sobre o papel do professor na organização da informação e no estímulo ao desenvolvimento do aluno, reforçando que metodologias ativas devem andar lado a lado com a reflexão sobre limites.
Já o secretário de educação defendeu que é preciso “jogar luz” sobre a infância, discutindo a regulamentação das redes sociais e a responsabilidade das big techs.

“Não podemos permitir que empresas de tecnologia se isentem de suas responsabilidades”, destacou, Ferreirinha

Reconquistar espaços e fortalecer vínculos

Para todos os participantes, reconquistar o espaço da escola como ambiente de aprendizado e convivência é uma obrigação para o avanço da educação no Brasil. O desafio não é afastar totalmente a tecnologia, mas integrá-la de maneira equilibrada, garantindo que os alunos estejam presentes — de corpo e mente — no momento escolar.

Confira as fotos!

Quer estudar no Andrews? Agende uma visita!

Compartilhe esse post:

Veja também

Fale conosco

mão segurando telefone celular com logomarca do Colégio Andrews
Se preferir, fale com a gente pelo telefone