Pedro Flexa Ribeiro, diretor do Andrews, participa de painel no Rio Innovation Week sobre uso consciente do celular nas escolas
No dia 14 de agosto, quinta-feira, o diretor do Colégio Andrews, Pedro Flexa Ribeiro, participou do Rio Innovation Week, integrando um painel ao lado da terapeuta, Joana Figueira, do gerente pedagógico do Instituto Apontar, Rômulo Braga e do secretário de educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, para discutir o uso do celular em ambiente escolar.
O encontro reuniu os especialistas e gestores para refletir sobre o impacto da tecnologia na infância e adolescência, destacando a importância de preservar o direito ao desenvolvimento integral das crianças.

Aprender a conviver
Para Pedro Flexa Ribeiro, a escola é, antes de tudo, um espaço de convivência e de construção de relações.
“O maior desafio das escolas hoje é relacional e emocional. Precisamos ensinar as crianças a se relacionarem e a conviver. Esse resgate do relacionamento na escola é fundamental”, destacou o diretor.
Ele citou ainda iniciativas como o Projeto Conviver, que promove momentos de diálogo sobre temas relevantes para os alunos, incluindo assuntos que muitas vezes nem pais nem professores percebem, e o Projeto Recreio, que estimula brincadeiras, interação e diversidade de atividades espontâneas que fortalecem vínculos e promovem saúde.
Tecnologia com responsabilidade
O painel também ressaltou que a tecnologia é uma aliada quando usada de forma consciente e responsável.
Rômulo Braga falou sobre o papel do professor na organização da informação e no estímulo ao desenvolvimento do aluno, reforçando que metodologias ativas devem andar lado a lado com a reflexão sobre limites.
Já o secretário de educação defendeu que é preciso “jogar luz” sobre a infância, discutindo a regulamentação das redes sociais e a responsabilidade das big techs.
“Não podemos permitir que empresas de tecnologia se isentem de suas responsabilidades”, destacou, Ferreirinha
Reconquistar espaços e fortalecer vínculos
Para todos os participantes, reconquistar o espaço da escola como ambiente de aprendizado e convivência é uma obrigação para o avanço da educação no Brasil. O desafio não é afastar totalmente a tecnologia, mas integrá-la de maneira equilibrada, garantindo que os alunos estejam presentes — de corpo e mente — no momento escolar.
Confira as fotos!



