Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Acontece no Andrews >

Colégio Andrews representa o Brasil em estudo internacional da OCDE sobre o PISA for Schools

Colégio Andrews representa o Brasil em estudo internacional da OCDE sobre o PISA for Schools

O Colégio Andrews foi a única escola particular brasileira selecionada pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para participar dos estudos de caso internacionais do PISA for Schools (PISA-S), ao lado da Escola Estadual Gomes Carneiro, de Porto Alegre. A pesquisa, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, investiga como as escolas de diferentes países utilizam os resultados do PISA-S para aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o bem-estar dos estudantes.

O estudo, iniciado em 2024, analisou experiências de colégios em sete países, como Brasil, Espanha, Índia e Portugal. A ideia era mapear os diferentes usos dados às devolutivas obtidas a partir da aplicação do PISA-S.

Entre 336 respostas recebidas, foram selecionadas 23 escolas que passaram por uma análise aprofundada. Ao final, apenas 10 delas integraram a publicação dos estudos de caso. O relato do Andrews é o caso de nº 5, da publicação abaixo. 

Única escola particular do Brasil selecionada pela OCDE para os estudos de caso internacionais do PISA for Schools (PISA-S)

Através do PISA for Schools, a OCDE busca fomentar uma rede colaborativa internacional de troca de experiências entre gestores escolares, conectando contextos distintos e soluções educacionais. Em setembro deste ano, a OCDE promoveu um encontro presencial em Paris, no qual o Andrews foi representado pelo professor Rafael Kapa, Orientador Pedagógico do Ensino Médio, e Pedro Flexa Ribeiro, Diretor do Colégio.

Encontro presencial da OCDE, em Paris, com a participação do orientador pedagógico Rafael Kapa e do diretor Pedro Flexa Ribeiro, representando o Colégio Andrews

Durante o encontro, os dois representantes destacaram que as devolutivas do PISA-S apontaram a necessidade de explicitar ainda mais para os alunos de 15 anos a relação entre os conteúdos aprendidos e a sua vida cotidiana. A partir desse diagnóstico, uma das ações do colégio foi a criação do projeto “Perspectivas das Ciências”.

Concebido para a segunda série do Ensino Médio, este projeto contribui para caracterizar as “Ciências da Natureza” como construções culturais, historicamente datadas, respostas às demandas e desafios de cada época.

Neste 2025, os alunos foram convidados a produzir artigos em formato científico que abordassem os impactos e desafios trazidos pela revolução tecnológica e midiática. O projeto culminou na publicação de uma edição da Revista “Perspectivas”.

No contexto da Reforma Curricular em curso no Brasil, o Colégio Andrews tem recorrido também a evidências oriundas de avaliações internacionais como o PISA-S para orientar suas escolhas pedagógicas.

“Para um colégio centenário e independente como o Andrews, participar desse grupo nos traz endosso e respaldo para inovar, e reforça o compromisso de que nossas práticas expressem, cada vez mais, a autenticidade do nosso projeto educativo”, afirma o diretor Pedro Flexa Ribeiro.

Abaixo, o nosso estudo de caso.

Quer estudar no Andrews? Clique aqui e agende uma visita!

Compartilhe esse post:

Veja também

Fale conosco

mão segurando telefone celular com logomarca do Colégio Andrews
Se preferir, fale com a gente pelo telefone