Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Acontece no Andrews >

Festival de Curtas do Colégio Andrews chega à 18ª edição e reforça legado artístico da escola

A 18ª edição do FINCA (Festival de Identidade e Narrativa de Curtas do Colégio Andrews) será realizada no dia 04 de agosto, segunda-feira, no Cinesystem Botafogo, no Rio de Janeiro. A tradicional mostra cinematográfica estudantil ocupará duas salas do cinema, com a exibição de curtas-metragens produzidos pelos próprios alunos, que assinam desde os roteiros até a direção das obras.

O festival é o resultado de um percurso pedagógico interdisciplinar em que os estudantes se aprofundaram no tema do ano de 2025: “Do papel ao pixel: a cada invenção, uma nova história”. Sob a orientação da professora de Filosofia Leila Riger e do professor de Sociologia Luís Felipe, os alunos refletiram sobre a passagem do tempo e as transformações culturais e tecnológicas da sociedade contemporânea — e traduziram essas reflexões em produções audiovisuais autorais e potentes.

Festival de Curtas do Colégio Andrews chega à 18ª edição e reforça legado artístico da escola
Festival de Curtas do Colégio Andrews chega à 18ª edição e reforça legado artístico da escola

A proposta do FINCA vai além da produção artística: o projeto convida os jovens a assumirem o protagonismo em todas as etapas do processo criativo, promovendo o pensamento crítico, a autoria e a expressão sensível de suas identidades. A cada edição, o festival reafirma a potência do cinema como ferramenta educativa e meio de diálogo com o mundo.

O FINCA integra uma longa tradição do Colégio Andrews de valorização das artes como parte essencial da formação dos estudantes. Há décadas, o colégio desenvolve projetos pedagógicos que estimulam a expressão artística em múltiplas linguagens como forma de desenvolver sensibilidade, pensamento crítico e repertório cultural. Mais do que formar criadores, o Andrews acredita na importância de formar também plateias conscientes, capazes de apreciar, interpretar e consumir arte como parte ativa da vida em sociedade. Essa perspectiva está no centro do projeto educativo da escola e se renova a cada nova geração.

Compartilhe esse post:

Veja também

Fale conosco

mão segurando telefone celular com logomarca do Colégio Andrews
Se preferir, fale com a gente pelo telefone